domingo, 28 de agosto de 2011

Blue Heeler

Blue Heeler ou Australian Cattle Dog

Por sua pelagem não obedecer um padrão muito uniforme, a maioria das pessoas acabam tendo uma primeira impressão de que este é um cão feio, porem depois que conhecem, mudam completamente o conceito. Com uma enorme inteligência, docilidade, rusticidade, são cães realmente da lida campeira e adoram o que fazem. São apaixonados por água e trabalham por longos períodos sem descanso e sem jamais deixa seu companheiro Homem para traz. Nos últimos anos foi bastante difundido por toda a serra Catarinense, junto as fazendas de criação de gado. E sempre levados ao Rodeios Crioulos. Segue um pouco da historia dessa maravilhosa raca. 


História da raça

O Blue Heeler ou Australian Cattle Dog foi desenvolvido por colonizadores no século XIX para agrupar o gado em grandes ranchos australianos. Os colonizadores trouxeram alguns cães da Europa tais como Smithfield e o Collie, mas estes não agüentaram as duras condições de trabalho e o clima do novo continente. Assim, os rancheiros começaram a experimentar novas cruzas. O Blue Heeler derivou-se primeiramente de uma mistura de importações salpicadas lisas, azuis de Collie Escocês e de Dingos Australianos selvagens. Kelpie, Dálmata e Bull Terrier também foram adicionados. O resultado gerou um cão excelente para agrupar o gado como poucos, que trabalhavam quietamente e vigorosamente, dispostos e capazes de dirigir o gado através de vastas distâncias sob circunstâncias empoeiradas ásperas e quentes. 




 Temperamento 

São leais, protetores e alertas. E absolutamente leal e obediente ao seu dono. Devido ao seu alto nível de dominância ele é um cão de um dono só. Os cães australianos são muito fáceis de treinar. Está entre as 3 raças mais inteligentes do mundo e desempenha com excelência o papel de companheiro e de guarda, tendo seu dono como seu melhor amigo. 


Características 

O Blue Heeler é um cão de porte médio, resistente ao trabalho, compacto, com musculatura bem desenvolvida, poderoso e muito ágil. Pode ser encontrado nas seguintes cores: azul ou em vermelho salpicado. Os filhotes nascem brancos com algumas pintas em preto, adquirindo a coloração definitiva a partir dos 20 dias de idade, em média. Pesa de 15 a 25 kg. Tamanho: machos: 43 a 48cm e fêmeas: 43 a 45 cm. É uma das raças com maior longevidade chegando em média aos 15 anos de idade. 


Por: Rafael Sidooski

sábado, 27 de agosto de 2011

" De bota nova ...


... tô chegando pro baile companheiro! " (...)



Na primeira foto Rafael Sidooski e Varguinha, na segunda Tiago Machado e Eduardo Sidooski, em Baile realizado pelo grupo Os Monarcas, na cidade de Rio do Sul-SC em 19 de Junho de 2011. Incrível é ver a simplicidade e alegria destes artistas em fazer a verdadeira música gaúcha!

Mate


Cancioneiro Gaúcho, recolhido por Augusto Meyer
(...)

Dizem que o mate afoga
As mágoas do coração;
Mate sobre mate tomo,
As mágoas boiando vão.

Eu venho lá de longe,
Noite velha adiantada;
Dá-me um mate-chimarrão,
Minha boa misturada.

Senhora dona da casa,
Eu sou muito pedichão;
Mande me dar de beber,
Mas que seja um chimarrão.

Senhora dona da casa,
Dê-me um chimarrão
Com quatro pedras de açúcar,
E queijo e bastante pão.

Do meu canto eu estou vendo
Quantos mates vais chupando;
Quando me chegar a cuia,
Os pauzinhos 'stão nadando.

Eu não quero tomar mate,
Quando os ricos 'stão tomando;
Quando chega a vez dos pobres,
Os pauzinhos 'stão nadando...

Quem quiser que eu cante bem
Dê-me um mate de congonha,
Para limpar este peito,
Que está cheio de vergonha.

O Cavalo em Cem Frases

Por ocasião da Edição Especial no.100 da Revista ‘Horse Ilimitada’, de Dezembro de 2003, a editora Cláudia Leschonski compilou 100 frases sobre o Cavalo, animal único sobre a face da Terra. Para tal ‘coleção’, contou com sugestões de frases reunidas por inúmeros colaboradores e amantes do Cavalo. Na edição, as frases são regionalizadas, portanto, aqui trazemos as Pérolas Gaúchas:


PÉROLAS GAÚCHAS



65. Praga de urubu não mata cavalo gordo.
66. Amigo e cavalo não se ocupa a toda hora: só nas ocasiões.
67. Ninguém se mostre altivo mesmo estando no estribo: acontece ficar de a pé o gaúchomais precavido. (José Hernández)
68. O consolo do homem é o cavalo, pois o cavalo vem de Deus. Sem cavalo o homem não é nada. (Fernando O . Assunção)
69. Voa a crina em desalinho, batem tambores os cascos. Há tragos, milongas e vinho, e nas brasas um churrasco. (Luiz Coronel)
70. Não cries guacho: mas cria perto do teu olhar o potrilho pro teu andar. (João Simões Lopes Neto)
71. Doma tu mesmo o teu bagual: não enfrenes na lua nova, que fica babão; não arrendes na miguante, que te sai lerdo. (João Simões Lopes Neto)
72. Não guasqueies sem precisão nem grites sem ocasião: e sempre que puderes passa-lhe a mão. (João Simões Lopes Neto)
73. Se tens viajada larga não faças pular o teu cavalo; sai ao tranco até o primeiro suor secar; depois ao trote até o segundo; dá-lhe um alce sem terceiro e terás cavalo para o dia inteiro. (João Simões Lopes Neto)
74. Fala ao teu cavalo como se fosse a gente. (João Simões Lopes Neto)
75. Mulher, arma e cavalo do andar, nada de emprestar. (João Simões Lopes Neto)
76. Mulher sardenta e cavalo passarinheiro... alerta, companheiro! (João Simões Lopes Neto)
77. Cavalo pra mim é um trono: neste trono me criei. (Guilherme Schultz Filho).





sexta-feira, 26 de agosto de 2011

C.T.G. TIA EMÍLIA



Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2011 o quarto Rodeio Crioulo do C.T.G. Tia Emília em Serra dos Alves - Agrolândia-SC. Teve início na tarde da sexta-feira (12) as provas de laço nas diversas categorias, finalizando as mesmas no domingo (14).
A noite de sexta-feira contou com a animação de Os Serranos, em um grandioso baile no salão da comunidade de Serra dos Alves, nas proximidades da sede do C.T.G. Tia Emília.
Fica aqui o abraço a todos que prestigiaram mais esta etapa da história do Tia Emília e aguardamos a todos para o próximo ano, com tamanho orgulho desta cultura que cada dia mais cresce em nosso Brasil Grande do Sul!